Detalhes do Curso Tornando a vida fácil com esforço

Duração do curso: 6h;

Público-alvo: estudantes de Psicologia e Psicólogos (as).

Professores:

André Luiz – Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorando em Análise do Comportamento pela UEL. Professor Adjunto na Universidade Positivo – Faculdade Londrina. Psicólogo (CRP 08/30867).

Myenne Mieko Ayres Tsutsumi – Mestre em Neurociências e Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialista em neurociências pela mesma instituição. Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Londrina. Psicóloga (CRP 08/26504).



Temas abordados:

Encontro 1

  • Princípios elementares do comportamento I
  • tríplice contingência;
  • delineamentos experimentais de caso único;
  • o que é custo da resposta e onde ele está numa relação comportamental.

Encontro 2

  • Princípios elementares do comportamento II
  • Pesquisa básica sobre custo da resposta;
  • Perda de reforçadores;
  • Aumento do número de respostas;
  • Aumento do esforço físico.
  • Usando procedimentos de custo da resposta em intervenções comportamentais
  • Efeitos do custo da resposta sobre o comportamento humano;
  • Usando o raciocínio do custo da resposta para planejar intervenções.

Referências:

Alling, K., & Poling, A. (1995). The effects of differing response-force requirements on fixed-ratio responding of rats. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 63(3), 331–346. https://doi.org/10.1901/jeab.1995.63-331

Elsmore, T. F. (1971). Effects of response effort on discrimination performance. The Psychological Record, 21(1), 17–24. https://doi.org/10.1007/BF03393984

Friman, P. C., & Poling, A. (1995). Making life easier with effort: Basic findings and applied research on response effort. Journal of Applied Behavior Analysis, 28(WINTER), 583–590. https://doi.org/10.1901/jaba.1995.28-583

Irvin, D. S., Thompson, T. J., Turner, W. D., & Williams, D. E. (1998). Utilizing increased response effort to reduce chronic hand mouthing. Journal of Applied Behavior Analysis, 31(3), 375–385. https://doi.org/10.1901/jaba.1998.31-375

Luiz, A., Tsutsumi, M. M. A., & Costa, C. E. (2020). A brief analysis of response-cost factors and of the use of safety equipment in preventing COVID-19 spread. Revista Brasileira de Análise Do Comportamento, 16(2). https://doi.org/10.18542/rebac.v16i2.9607

Soares, P. G., Costa, C. E., Aló, R. M., Luiz, A., & Cunha, T. R. de L. (2017). Custo da resposta: Como tem sido definido e estudado? Perspectivas Em Análise Do Comportamento, 8(2), 258–268. https://doi.org/10.18761/pac.2017.020

Professores

  • André Luiz André Luiz Mestre em Análise do Comportamento / UEL
  • Myenne Tsutsumi Myenne Tsutsumi Mestre em Neurociências e Comportamento - UFPA

Ementa

Veja abaixo os temas referentes ao curso, caso atenda suas espectativas matricule-se o quanto antes para garantir sua vaga!

  • Custo de Resposta

  • Tríplice contingência

  • Princípios Básicos do Comportamento

  • Perda de Reforçadores

  • Intervenções comportamentais

datas

Confira abaixo as datas do curso. Qualquer dúvida clique aqui e entre em contato.

  • 10/07/2021 • 9:00 às 12:00

  • 17/07/2021 • 9:00 às 12:00

Interesse

Tornando a vida fácil com esforço

Gostou do curso? Deixe os seus dados abaixo e nós lhe avisaremos quando lançarmos a próxima turma, ok?

Você receberá no momento somente um contato de confirmação dos dados e assim que o curso estiver disponível receberá informações sobre ele.

Relacionados

Selecionamos alguns cursos que também podem lhe interessar. Vale a pena dar uma olhada!