Cursos

Detalhes do Curso Estratégias de Intervenção Clínica na ACT

Curso ao vivo (online) + 15 dias para rever a gravação

06/07 - 08:30 - 12:00

13/07 - 08:30 - 12:00


A partir de um olhar analítico-funcional do modelo da ACT, podemos identificar alguns padrões de interação comuns entre o indivíduo e o ambiente que acarretam ou exacerbam o sofrimento psicológico (estados iniciais) e objetivos terapêuticos almejados diante de cada um desses problemas (estados finais).

Nesse sentido, temos em terapia a passagem de um estado de desconexão para um estado de conexão com os eventos privados; de esquiva experiencial à aceitação; de fusão à desfusão cognitiva; de ausência de sentido à clareza de valores; de desengajamento ao engajamento; e de desconexão à conexão com os efeitos do próprio comportamento.

Porém, a conceituação de caso e a formulação de objetivos é somente uma etapa do processo terapêutico. Um aspecto de extrema relevância é o processo envolvido nesta passagem de um padrão inicial de sofrimento psicológico (avaliado na conceituação de caso) para um padrão final de melhora clínica (avaliado com base nos objetivos terapêuticos).

O objetivo da presente aula é, a partir da análise da dinâmica de interação terapeuta-cliente, discutir como esses estados iniciais aparecem no comportamento do cliente em sessão, como eles podem ser manejados pelo clínico nestas situações e como as eventuais mudanças podem ser avaliadas ao longo do processo.

Corpo Docente

Interesse

Que pena! Este curso não possuí vagas disponíveis! Mas, se você gostou do curso temos uma boa notícia!
Deixe seus dados abaixo e nós lhe avisamos quando tiver a próxima turma, ok?